Dicas para iniciantes do mergulho

A prática de mergulho é uma das muitas atividades esportivas que requerem treinamento específico, e que envolve um risco constante, já que em uma sessão de mergulho podem ocorrer muitos imprevistos, é preciso muita preparação e conhecimento para não arriscar a vida.

Um dos principais perigos, que um mergulhador pode enfrentar, é o encontro com predadores como tubarões, arraias e outros tipos de animais carnívoros ou venenosos. Assim, conhecer bem os locais seguros, para a prática do esporte, é primordial para ir pegando experiência e poder avançar aos poucos em territórios mais exóticos.

dicas de mergulhoMuitas pessoas começam a praticar o esporte para poderem ver de perto as maravilhas que podem ser encontradas embaixo do oceano, mas o mergulho em mar aberto é um dos mais perigosos e que exige treinamento diferenciado e equipamento especializado. Diferente de mergulhar em uma piscina, o ambiente marinho possui muita pressão e o efeito da salinidade pode deixar os esportistas desidratados.

Se você está pensando em começar a praticar mergulho, saiba que é necessário muito tempo de treino antes de enfrentar a primeira sessão, propriamente dita. É bom também preparar o bolso, pois o equipamento exigido é um pouco mais caro que os de outros tipos de esportes. Veja abaixo 7 dicas que separamos para quem pretende começar a mergulhar.

5 Dicas para iniciantes do mergulho não desistirem de cara

Da mesma maneira que quando aprendemos a dirigir, a prática leva perfeição, com o mergulho não é diferente, cada sessão cria mais confiança e deixa o esportista preparado para novos desafios.

1 – Habilite-se

Antes mesmo de ter aulas na água, é preciso tirar uma certificação PADI – Professional Association of Diving Instructors (traduzido literalmente = Associação Profissional de Instrutores de Mergulho), tudo o que se refere à prática do esporte é monitorado por essa associação, e sua certificação é a mais cobiçada do ramo. No início o aluno receberá a primeira certificação que dá o direito de mergulhar a até 18 metros de profundidade.

2 – Procure um curso bom

A prática do mergulho inclui gastos consideráveis já no início, pois é indicado fazer curso em locais de boa reputação e com professores credenciados. Faça muita pesquisa antes de escolher uma escola de mergulho, procure referências, depoimentos de alunos e analise qual se adapta melhor às suas necessidades.

3 – Respeite o tempo

É comum, alunos que acabaram de se certificar e fazer as primeiras aulas quererem se aventurar em locais exóticos que sempre são comentados na mídia. Porém, como tudo na vida, mergulhar requer um aprendizado progressivo, no começo experimente locais mais seguros, e somente depois que tiver uma certa experiência poderá conhecer lugares que exijam um pouco mais de pratica, essa dica vale até para mergulhadores mais experientes, nunca é aconselhável arriscar-se pelo esporte.

4 – Respeite-se

Você pode sentir-se atraído pelo mergulho e, quando experimentar, sentir muita ansiedade, ou medo, no início é comum ter essas sensações, porém se continuar acontecendo mesmo após várias sessões pode ser que o esporte não seja para você. Mergulho tem que ser divertido.

5 – Mantenha a forma

O mergulho é um dos esportes que mais causa perda de calorias nos praticantes. Em apenas uma sessão, é possível perder grande quantidade de calorias. Apesar disso, não deve ser praticado apenas como maneira para perder o peso, é preciso estar atento à alimentação especial antes dos mergulhos, para manter a saúde e o corpo sempre em ordem.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.